Leitura de jornal na Sala de Aula

Leitura de jornal na Sala de Aula

O trabalho  com a leitura e análise do jornal em sala de aula possibilita ao aluno o contato com os vários gêneros jornalísticos como: notícias, reportagens, editoriais, crônicas, charges, entrevistas  etc. O acesso às informações por diferentes linguagens como texto, fotografia, desenho e gráficos contribuem para o desenvolvimento da competência da leitura e é a  base para a criação de um pensamento crítico e reflexivo sobre o que se lê, preparando o aluno para o exercício da cidadania.

Pensando nesse contexto, a Professora Vanize Vasconcelos  trouxe o JORNAL para uma atividade em sua sala de aula.

JORNAL NA SALA DE AULA   (Por Vanize Vasconcelos)

Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem informados. Trazendo textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, os jornais são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual.

Com o objetivo de trazer para os alunos esse gênero textual,  NOTÍCIA DE JORNAL, planejei a atividade com JORNAIS NA SALA DE AULA  com a minha turma do 3° ANO.

Para a realização da atividade, pedi aos alunos um exemplar de um jornal da cidade ou região em que moram. Dois desses alunos trouxeram jornais completos. Houve os que trouxeram cadernos avulsos.

No dia combinado, socializei os jornais: Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio, mostrando um a um como estavam organizados os cadernos.

Por não contemplar os alunos faltosos, retomei esse “trabalho” posteriormente. Dessa vez, apenas dois alunos faltaram.

Apresentei novamente os jornais, destacando a quantidade de cadernos e como são organizados, o nome dos jornais, data de publicação, a tiragem diária. Lemos também as manchetes e alguns títulos. Ressaltei que eles são escritos com letras maiores que as notícias para despertar no leitor o interesse em ler ou não a notícia. Distribuí os jornais em pequenos grupos para que todos os manuseassem  e selecionassem respostas para questões do livro de Língua Portuguesa.

Depois desse momento, distribuí os cadernos dos jornais entre todos para facilitar a realização da tarefa no caderno, mas  deixei que ficassem à vontade para usar aquele material impresso ou acessar o jornal on-line.

É importante estimular a leitura de diferentes gêneros textuais. O trabalho com jornais, além de ampliar o universo de informação dos alunos, deixou a nossa aula muito agradável e interessante.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *