A Escola

Bem Vindo à EIA

Do sonho de dois educadores, nasceu a Escola Internacional de Aldeia.

A Escola Internacional de Aldeia surgiu em 1978, a partir do desejo de seus fundadores, os educadores John e Lígia Fryer, em contribuir para o crescimento do local onde se instalaram em Aldeia, Camaragibe – PE, trazendo uma formação educacional e cultural para as crianças e adolescentes da comunidade local, incluindo seus três filhos, educação essa que se delineava ética e humanista; crítica e cooperativa, sensível ao interesse da coletividade e criativa; progressivamente autônoma e cidadã.

Na época, a população de Aldeia era formada por pessoas que tinham por hábito a vida mais próxima à natureza, buscando uma relação mais harmônica com o meio ambiente circundante. Isso se traduzia na proximidade entre as famílias e a Escola, que mantinha sua proposta de ensino sempre eficiente e fundamentada nos preceitos culturais da região e na origem de cada um de seus fundadores: o estado da Bahia e os Estados Unidos da América do Norte. As relações profissionais e pessoais também se misturavam fazendo com que a escola fosse uma extensão da casa e vice-e-versa.

A EIA foi, seguramente, uma escola pioneira sob vários aspectos, ressaltando a ênfase no idioma estrangeiro, o inglês, que sempre teve uma carga horária maior que a grande maioria das escolas do estado e seu pioneiro projeto de conclusão do ensino fundamental quando seus alunos do 9º ano viajavam para os EUA, acompanhados pela diretora Lígia, e vivenciavam 2 ou até 3 meses de imersão na vida e na cultura norte-americanas.

O início das atividades da Escola Internacional de Aldeia contou com um quantitativo de alunos que, segundo conta a professora Lígia Fryer, “cabia no roda-roda do parquinho”. Com o tempo e o excelente trabalho que sempre desenvolveu, a escola foi crescendo, adaptando-se às novas exigências do caminho educacional brasileiro e hoje, sólida, continua mantendo a sua essência de acolhimento a todos aqueles que a procuram em busca de direção e processo educacional.

Dos seis alunos que cabiam no roda-roda do parquinho, dos quais dois eram filhos do casal fundador, hoje (2020) a EIA acolhe e prepara para a vida aproximadamente 800 alunos. Muitos outros parques, com outros roda-rodas foram construídos para que todas essas crianças, que ao longo desses 42 anos passaram pela EIA, pudessem brincar, interagir com seus pares, adquirir conhecimentos essenciais à sua formação e transformarem-se em adultos que muitas vezes fazem o retorno “para casa” trazendo pelas mãos seus filhos para tornarem-se por sua vez estudantes dessa sólida instituição.

CONHEÇA NOSSOS

Objetivos

Através do trabalho baseado num currículo amplo e flexível que é a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante, pretendemos estimular o processo de participação democrática e colaborativa para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, em defesa da vida.

Reproduzir vídeo